Necessidades

Written By Davé Amândio on segunda-feira, 12 de janeiro de 2015 | 17:05

Necessidades 

Necessidades: são estados de carências que as pessoas sentem e que desejam ver   satisfeitas.

                             Classificação das Necessidades
Podemos classificar as necessidades quanto:

- À sua importância
 - Ao seu custo
 - Ao facto de vivermos em colectividade
      
As pessoas satisfazem em primeiro lugar as necessidades ligadas à sua sobrevivência (alimentação, saúde, habitação, …) e só depois aquelas que se relacionam com a sua qualidade de vida (transporte, vestuário e cultura) e que não apresentam a mesma urgência na sua satisfação que as primeiras.

- Quanto à sua importância as necessidades são:

Necessidades Primárias: (o que é indispensável) são as necessidades que é necessário satisfazer com prioridade, que asseguram a sobrevivência do ser humano. (alimentação, saúde, vestuário e habitação).

Necessidades Secundárias:(o que é necessário)são aquelas que não ameaçam de imediato a vida das pessoas, relacionam-se com a qualidade de vida, são necessárias mas não são indispensáveis. (transporte e cultura – ler um livro, ouvir um CD, ir ao cinema).
    
Necessidades Terciárias (ou de Luxo):(o que é supérfluo) a sua satisfação pode ser considerada dispensável, estão associadas à ideia de luxo.
Ex: roupa de alta costura, perfumes caros, automóveis de gama alta, bens alimentares de grande requinte.

      - Quanto ao Custo as necessidades são:

Económicas: são as necessidades em que é preciso despender moeda ou outra riqueza, ou ainda a trabalhar para a obter. São relativas a bens escassos.
Ex: alimentação.

Não Económicas: são as necessidades em que não é necessário despender qualquer quantidade de moeda ou de outra riqueza para a satisfazer.
Ex: respiração – o ar não tem custos (recurso ilimitado).

   -Quanto à Vida em Colectividade:

Cada indivíduo sente necessidades próprias, dada a natureza subjectiva de cada um. Mas pelo facto de vivermos em conjunto com outros indivíduos, as necessidades e os anseios dos grupos em que nos encontramos integrados reflectem-se em nós.

 Necessidades Individuais: são aquelas que dizem respeito à própria pessoa, independentemente de viver em colectividade (ex: alimentação).


Necessidades Colectivas: são aquelas que atingem toda a comunidade e resultam da vida social (ex: necessidade de transporte, segurança, justiça, comunicação, etc).

0 comentários:

Postar um comentário