
A embaixadora dos Estados Unidos da América em Angola, Helena La Lime, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que a realização do recente diálogo ocorrido em Washington, entre autoridades angolanas e norte-americanas foi um "excelente passo estratégico " para o estreitamento das relações entre os dois países.
A 17 de Dezembro do ano transato o chefe da diplomacia angolana encontrou-se com John Kerry, Secretário de Estado dos EUA, reunião que serviu para as duas personalidades analisarem o estado actual da cooperação bilateral entre os dois países no âmbito do memorando para o diálogo da parceria estratégica, assinado em Julho de 2010.
A diplomata, que falava à imprensa, durante a cerimónia de apresentação de Cumprimentos de Ano Novo, por parte dos representares do Corpo Diplomático, consulares e de organismos internacionais acreditados em Angola ao Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, considerou "magníficas" as relações de cooperação em vários domínios entre os dois países.
"Temos grupos de trabalhos estratégicos na área de energia, comércio, saúde, educação, e na segurança regional, onde Angola está a liderar um processo muito importante, fundamentalmente na região dos Grandes Lagos", destacou Helena La Lime.
Também o embaixador de Cabo Verde no país, Francisco Pereira da Veiga, destacou a importância das relações de cooperação entre ambos os estados, considerando-as "frutuosas".
Neste capítulo valorizou a pronta resposta da ajuda humanitária, consubstanciada em bens matérias de construção e de primeira necessidade, prestada pelo Governo angolano às vítimas sobreviventes do vulcão que assolou a Ilha do Fogo, em Cabo Verde.
"A excelência destas relações foi manifestada actualmente em que a República de Angola, na pessoa do seu Presidente José Eduardo dos Santos deu uma ajuda humanitária oportuna e muito importante paras as populações assoladas pela erupção vulcânica no nosso país", reconheceu o embaixador cabo-verdiano.
0 comentários:
Postar um comentário